A sombra e os destinos da vida
Confira a seguir todos os episódios da primeira temporada da minha série “A sombra e os destinos da vida”, os vídeos estão disponíveis em meu canal do YouTube, mas também reuni aqui em meu site para aqueles que gostam de maratonar os episódios, aproveite!
1 - Quem é você?
Quem é você? Essa pergunta pode ser respondida de três formas e cada uma delas diz respeito sobre uma parte de você. Você deve estar se perguntando: “Então eu tenho três partes?? Como assim??”. Vem comigo na série “A sombra e os destinos da vida” que eu te explico e te ajudo a descobrir quem é você.
2 - Iluminando a nossa sombra
A sombra é uma parte nossa que tentamos, a todo o momento, reprimir por ser onde escondemos e acumulamos tudo o que é negativo e desfavorável em nossa vida. No entanto, ao passar do tempo, ela tentará se manifestar e cabe a você lançar luz sobre a sua própria sombra para, então, poder melhorar o seu jeito ser… mas como fazer isso?
3 - O paradoxo de vencer a nossa própria sombra
Tentar vencer a nossa sombra, parte negativa e reprimida que integra o nosso ser, nos leva a um paradoxo bem peculiar: O primeiro passo para derrubar a nossa sombra é, na realidade, nos livrarmos de todas as expectativas de que um dia conseguiremos derrubá-la! Isso porque, querendo ou não, a sombra é uma parte do nosso “eu” e, não importa o que façamos, sempre teremos que conviver com ela.
4 - Integrando a sombra com o autoconhecimento
O autoconhecimento é o caminho para integrarmos a sombra ao nosso ser, isto é, o caminho para irmos ao encontro da nossa verdade interna. Isso porque este processo de conhecimento se refere ao ato de lembrar de si mesmo, entendendo como realmente somos e o que, de fato, ocorre dentro de cada um de nós.
5 - Encontrando a nossa identidade no silêncio
Você sabe qual é a sua verdadeira identidade? Não estou falando da sua identidade social, isto é, não me refiro ao que te define perante a sociedade, como a sua profissão, seu status, entre outros… Na realidade, a nossa verdadeira identidade vai muito além disso, trata-se de algo subjetivo, que é único e somente nosso.
6 - A ligação da nossa sombra com a fraternidade
A relação fraternal, isto é, a conexão entre irmãos é uma das mais duradouras, que geralmente nos acompanha ao longo de toda a jornada. Esta relação pode ser positiva em nossa vida, ajudando no nosso processo de autodesenvolvimento e, consequentemente, no nosso entendimento do que é o mútuo.
7 -A expressão da sombra marcada no nosso corpo
Qual a relação entre o nosso corpo e a sombra? A sombra está guardada no nosso corpo, mais especificamente, reprimida nele. O corpo – por sua vez – é marcado pela sombra, sendo o registro de tudo o que vivemos ao longo da trajetória e não conseguimos elaborar.
8 - Presença da sombra na nossa vida profissional
A sombra aparece ou não em nossa vida profissional? Devido a nossa cultura, existe a ideia de que nós temos, na realidade, duas vidas: a pessoal e a profissional. Esta divisão implica que enquanto estivermos em nossa vida pessoal, temos autorização para sermos nós mesmos.
9 - O que acontece com a sombra no coletivo?
Você sabe o que acontece quando a sombra atinge a coletividade? Quando falamos da sombra no coletivo, estamos – na realidade – falando de uma situação de completa impotência. Isso porque quando a maldade aparece em nível coletivo, isto é, atingindo as pessoas de determinados grupos, ela nos coloca diante a um enorme conflito entre aquilo que a vida deveria ser e aquilo que ela realmente é.
10 - Pontos para trabalharmos com a nossa sombra
Neste décimo episódio da série “A sombra e os destinos da vida”, nós falaremos sobre como – de fato – é possível trabalharmos com a nossa sombra. Isso porque, agora que entendemos as características de sua existência, precisamos também saber como lidar com ela, isto é, como começar a trabalhar com ela.
11 - A sombra como fonte do autoconhecimento
Ao longo desta série, nós conseguimos constatar a diferença entre sombra, ego e self. E, a partir disso, pudemos focalizar no que de fato é a sombra e, também, como ela surge. Com isso, entramos em um complexo paradoxo de “vencer a nossa própria sombra”, que nos levou a maneiras de como integrá-la a partir do autoconhecimento.