Jornadas Mitológicas
Confira a seguir todos os episódios da primeira temporada da minha série “Jornadas Mitológicas”, os vídeos estão disponíveis em meu canal do YouTube, mas também reuni aqui em meu site para aqueles que gostam de maratonar os episódios, aproveite!
1 - Dédalo, Ícaro e os limites para sonhar
Cada vez que ouvimos um mito escutamos mais do que uma história absurda ou fantástica da vida, escutamos a voz da nossa alma. A série “Jornadas Mitológicas” traz para você explicações de assuntos psicológicos complexos através dos mitos mais conhecidos por todo o mundo, assim, você vai compreender como sua vida está conectada a de todas as pessoas pela mitologia.
2 - O mito do deus Asclépio e a relação entre corpo e alma
Diferentemente do que muitos acreditam, o mito não é somente uma história infantil, “sem pé nem cabeça”, totalmente absurda e irreal. Na realidade, a mitologia foi criada pelo ser humano justamente como uma forma de compreender o mundo e, assim, a vida como um todo.
3 - O mito de Perseu e a transcendência a algo maior
O mito de Perseu nos ajuda a refletir sobre como transcender as nossas próprias limitações e, assim, conquistar algo maior que não estava pré-determinado em nossa jornada. Trata-se de uma simbologia focada na destruição do pensamento arcaico em que o destino é algo imutável, sem variações, pelo novo que mostra as inúmeras possibilidades que podem ocorrer em nosso futuro.
4 - O mito da deusa Hera e os 4 princípios da fidelidade
O mito da deusa Hera, esposa de Zeus, traz uma simbologia sobre a fidelidade, sendo representada através do nascimento de seus 4 filhos: Hefesto, Ares, Hebe e Ilítia. Cada um dos filhos de Hera com Zeus remete a um princípio da fidelidade, esta que não é exclusiva de relacionamentos amorosos, mas sim de todos os tipos de relacionamentos que desenvolvemos ao longo de nossas vidas.
5 - O mito do deus Poseidon e as emoções
Considerado um dos deuses mais importantes da mitologia grega, Poseidon é o imponente deus dos mares que sempre carrega consigo o seu famoso tridente. Por sua relevância neste meio, os mitos relacionados a este deus costumam ser frequentemente debatidos, contudo, hoje falaremos de uma história não tão conhecida: o mito do deus Poseidon e suas 4 filhas.
6 - O mito de Deméter e a relação entre mãe e filha
Quão forte e poderosa é a relação entre uma mãe e filha? O mito da deusa Deméter, que teve a sua filha raptada e levada ao mundo inferior por Hades, simboliza o poder da relação entre uma mãe e filha, mas não apenas isso, pois representa também o sentido da vida e a dicotomia: vida e morte.
7 - O mito de Hades e o papel do masculino na transformação do mundo
Qual é o papel do masculino profundo na transformação do mundo? Hoje, neste sétimo vídeo das Jornadas Mitológicas, iremos refletir sobre esse tema através do mito de Hades Plutão – o deus do mundo inferior.
8 - O mito da deusa Héstia e a importância do símbolo do fogo em nossa vida
Para a mitologia grega, a deusa Héstia – uma senhora de princípios, quieta e eterna conselheira – representa o centro da nossa própria vida, isto é, o nosso self, local onde temos o fogo que aquece o nosso ser. Apesar de estarmos em constante mudança ao longo desta trajetória chamada vida, o nosso self é o detentor da essência que cada um de nós possuímos.
9 - A importância de falarmos sobre o movimento destrutivo dentro de nós
Neste nono episódio da série “Jornadas Mitológicas”, trataremos sobre o mito do deus da guerra (Ares) que, durante suas batalhas, estava sempre acompanhado pela deusa da discórdia (Éris). Juntos, para a mitologia grega, esses deuses são a representação de tudo aquilo que é destrutivo – o nosso tema de hoje.
10 - O mito da deusa Afrodite e a personificação do amor
No episódio de hoje da série “Jornadas Mitológicas”, falaremos sobre o amor e, para nos aprofundar neste tema, utilizaremos o mito da deusa Afrodite. De acordo com a mitologia grega, a deusa Afrodite possui dupla forma de nascimento, isto é, existem duas formas desta deusa com origens distintas: Afrodite Urânia e Afrodite Pandêmia.
11 - O mito do deus Hefesto e a simbologia por trás do ressentimento
No episódio anterior, nós discorremos sobre o amor e a sua personificação através do mito da deusa Afrodite. Já no episódio de hoje, falaremos sobre o afastamento do amor, isto é, teremos como tema o “ressentimento” que, na mitologia grega, pode ser representado pelo deus do fogo e ferreiro, Hefesto.
12 - O mito da deusa Tétis e o processo de humanização
Este é o último episódio da nossa primeira temporada da série “Jornadas Mitológicas”, no qual a partir de tudo o que já aprendemos até aqui e, também, através do mito da deusa Tétis, falaremos sobre o autoconhecimento e o nosso próprio processo de humanização.